sábado, 9 de julho de 2011

Reunião preparatória dá a largada para o 1º Fórum de Democratização da Informação


Uma reunião preparatória realizada na noite de quinta-feira, dia 7 de julho, no Centro Cultural, foi o primeiro passo para a instalação do 1º Fórum de Democratização da Informação de Cambé. No encontro, jornalistas, radialistas, empresários de comunicação e pessoas ligadas à mídia impressa, radiofônica, televisiva, redes sociais e internet marcaram presença. Também participaram profissionais de relações públicas.

Com o tema “Informação é coisa séria”, a reunião preparatória convocada por um grupo de profissionais de comunicação de Cambé serviu, inicialmente, para esclarecer e debater a necessidade de criação de um canal permanente de avaliação da mídia. Os participantes foram informados sobre as diferenças que podem haver entre um Fórum e um Conselho Municipal de Comunicação, inclusive em relação às questões jurídicas, mas principalmente na condução dos trabalhos.

Outra proposta foi a de criar, a partir da instalação do Fórum ou do Conselho, um Observatório de Mídia para analisar os conteúdos divulgados por jornais impressos, rádio, televisão e internet. Uma das possibilidades seria a de estabelecer uma parceria com uma das instituições de ensino superior da região que mantém curso de comunicação social. O Observatório, de acordo com a proposta, seria acessado na internet por qualquer pessoa intessada.

Ainda sobre as diferenças entre um Fórum ou um Conselho, os coordenadores da reunião preparatória informaram aos participantes que Londrina criou o seu Conselho Municipal de Comunicação e participou da Conferência Estadual de Comunicação, realizada em Curitiba, e também da 1ªConferência Nacional realizada em Brasília em dezembro de 2009.

Foram também apresentados relatos sobre a história da luta pela democratização da informação no Brasil e sobre a situação da mídia nacional e regional. A conclusão foi de que há necessidade urgente de ação por uma comunicação que seja ética e, portanto, feita com comprometimento para com a sociedade.

Leia abaixo: jornalistas de assessoria de comunicação expõem cases e a proposta para as próximas reuniões preparatórias: os jornais impressos, de rádio, de televisão e de internet e seus modelos de comunicação.

Nenhum comentário: