Após os informes e esclarecimentos sobre os objetivos do 1º Fórum de Democratização da Informação de Cambé, o Grupo de Profissionais de Comunicação que convocou a reunião preparatória do dia 7 de julho realizou a sua primeira palestra-debate.
Neste primeiro evento os organizadores aproveitaram a presença do jornalista do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, José Otávio Sancho Ereno, que participou da primeira fase do evento com informes sobre o processo de constituição do Conselho Municipal de Comunicação de Londrina, da qual ele fez parte como representante do poder público.
Na fase de palestra-debate, José Otávio apresentou explanação sobre a luta diária travada pela equipe de comunicação de um órgão público para divulgar na mídia notícias sobre assuntos que são de interesse da população. Na opinião do jornalista, há obstáculos de diferentes causas, entre eles o de origem econômica.
José Otávio relatou que a atual administração municipal de Londrina moralizou os gastos com os meios de comunicação desde o início da gestão, após constatar que nos oito anos anteriores a soma dos valores pagos havia chegado a cerca de R$ 200 milhões. “É muito dinheiro. Na média significa um gasto de cerca de R$ 15 milhões a cada ano”, acrescentou.
Os obstáculos, segundo o jornalista, podem ocorrer por causas políticas e por discriminação de alguns veículos de comunicação em relação aos temas que são de interesse da população, mas cujos focos são os órgãos públicos.
Durante os debates, José Otávio teve como intermediador o jornalista Carlos Alberto Cavalli, secretário de comunicação da Prefeitura de Cambé, que abriu aos presentes a participação através de perguntas e apresentação de posicionamentos.
Participaram os profissionais Laércio de Lima, Fábio Bortoleto, Nilson Barbosa, Viviane Ferreira, Sérgio Marqueze, Armelindo Simoni, Wanderley de Freitas, Leonilda Bissochi, Lair Fiorillo, Wilson Vidoto, Sandra Francisca Lopes, Celso Luiz Oliveira, Mauro Segura, Gisele Cabrera, César Cortez, Mateus Itiyama, Karina Teodoro, Walter Ogama, Carlos Alberto Cavalli e José Otávio Sancho Ereno.
Justificaram ausência, devido motivos profissionais, os profissionais Liberaci Pascueto, Ossamu Nonaka, Paulo Boni, José Maschio e Cláudio Azevedo. A coordenação do evento convidou o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná, mas não houve presença de diretor da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário