quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Capas desta quarta-feira, dia 14 de dezembro

O Estado de S.Paulo puxa a capa com a manchete “Crise encarece crédito para pequenas empresas”. A matéria chamada faz referência aos efeitos da turbulência européia. Na linha fina, algo para preocupar os trabalhadores: “Fiesp alerta sobre risco de demissões”.

Sabemos, mas é bom deixar claro: Fiesp é a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Ou seja, vindo de uma entidade que congrega o setor produtivo do Estado vizinho, temos que considerar que o sinal já passou do amarelo para o vermelho. Assim, a matéria que parece desinteressante para leitores que não são pequenos empresários ganha importância na leitura e acaba importante para todos.

Abaixo da manchete, em duas colunas, uma chamada seca também atrai leitura: “Greve ameaça parar aeroporto no fim de ano”. É preocupação para muitas pessoas que aproveitam os preços promocionais de passagens aéreas para viagens de fim de ano. É bom a mídia, inclusive regional, verificar as passagens de ônibus. Há informações de que algumas linhas já estão esgotadas.

Na Folha de S.Paulo, “Penas do mensalão vão prescrever, diz ministro”. Válido pela abordagem, mas a chamada é de assimilação restrita. A memória costuma ser fraca e tem muita gente que já esqueceu o que é o mensalão. Mais válido ainda pelo alerta, com base no depoimento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que disse: as penas para os réus do mensalão vão prescrever antes que o julgamento esteja concluído. O resto da capa é firula e nada acrescenta.

A Folha de Londrina chama com o combate à criminalidade: “Governo lança plano para reduzir homicídios no Estado”. É em cima do anúncio oficial e exige repercussão. Mas segurança é sempre prioridade não somente na ótica dos editores mas principalmente no interesse dos leitores. A Folha também traz chamada seca sobre a proposta do Governo do Paraná de criar 225 novos cargos comissionados no Detran. O tom da matéria é questionador. Isso é importante, pois permite ao leitor a análise dos atos dos homens públicos.

A Gazeta do Povo também chama a edição pela anúncio do pacote para combater a criminalidade no Paraná. Abaixo da manchete, atrai leitura a chamada sobre o recuo do presidente da Assembléia Legislativa de pagar 15º salário aos deputados estaduais.

Eufórica como sempre, a equipe do Jornal de Londrina chega de assessoria de imprensa e anuncia: “Fazenda projeta arrecadação de ITBI 33,5% maior”. E nos chega um exemplar do Fatos do Paraná, um jornal que traz muitas autoridades na capa e em todas as páginas internas. Nada a ser comentado.

Nenhum comentário: