quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um olhar do sindicato para os jornalistas que atuam em assessorias dos pequenos municípios

Recebemos um exemplar do Extra Pauta, o jornal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. É o número 92, de outubro de 2011, e a manchete é a campanha salarial da categoria: “Reivindicações sem resposta!”

Na linha fina: “Um mês depois de entregue a pauta de reivindicações, patrões seguem sem resposta oficial às demandas dos jornalistas”. A data base dos jornalistas no Paraná venceu no dia 1º de outubro de 2011 e as propostas foram enviadas no dia 23 de setembro.

A campanha salarial 2011/2012 tem cinco pontos. A pauta econômica pede a reposição integral da inflação, de acordo com o INPC/IBGE de 1º de outubro de 2010 a 30 de setembro de 2011 e aumento real de 6,77%. Este índice é com base na média do faturamento dos últimos três anos fiscais das empresas de comunicação, conforme o relatório do Projeto Inter-Meios, descontada a inflação do período.

A pauta de benefícios inclui vale alimentação em valor a ser negociado entre as partes. Os trabalhadores que não têm plano de saúde ou que recebem das empresas apenas o acesso ao operador, mas com desconto integral do valor do plano no holerite, passam a arcar com 10% do valor do benefício enquanto o empregador fica responsável por 90% da mensalidade. No caso da empresa que já assume integralmente a mensalidade, o mesmo benefício deverá ser mantido ao trabalhador.

Na pauta da segurança dos trabalhodores, consta: “Todos os jornalistas que se deslocarem a campo para apurar informações, com o intuito de cobrir conflitos ou tragédias que coloquem em risco a sua integridade física, deverão receber das empresas o suporte e equipamentos que lhes garanta a protetividade”.

A pauta de proporcionalidade propõe que os jornalistas das empresas de comunicação (rádios, jornais, revistas, portais informativos, televisões ou similares) que atuem como editores devem ter ao menos um repórter sob sua responsabilidade para produção de conteúdo jornalístico.

O quinto item é da nova redação e inclusões, dentre as quais a da reversão salarial e o registro na forma a lei de diagramador, ilustrador, repórter-fotográfico e repórter-cinematográfico.

A questão é: como sempre os patrões preferem deixar a coisa rolar, mandando as propostas para o dissídio coletivo. As informações atualizadas são de que os dois sindicatos paranaenses que representam os profissionais reúnem-se nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, às 15 horas, com a entidade patronal.

A reunião será no Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná, na Rua Marechal Deodoro, 857, 13º andar, sala 1306. E fica o lembrete para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná: a maioria das prefeituras da região não cumpre há anos os acordos. Nem a jornada de trabalho é respeitada. A carga dos assessores de imprensa costuma ser de oito horas por dia, com eventuais trabalhos nos finais de semana e após às 18 horas para cobertura de eventos oficiais. 

Nenhum comentário: