terça-feira, 20 de março de 2012

Curtíssimas - Profissional, estagiario e picareta

Querem estagiarios

Vimos num site nacional de empregos na área de jornalismo que os empresários do setor acharam o que sempre procuraram. Nesta terça-feira, dia 20 de março de 2012, das nove ofertas de vagas postadas até por volta das 10 da manhã oito eram para estagiários. É mão de obra barata que em termos de cumprimento de tarefas faz o básico e muito bem feito. O futuro é preocupante.

Uso e abuso

Entendemos que o estágio é muito importante na formação profissional. O ideal seria na condição apenas de observador, tendo direito inclusive de acompanhar equipes de externa. Mas há queixas sobre este modelo e esticar um pouco para o campo da atuação é perigoso. Em Santa Catarina, o estagiário trabalha como qualquer outro jornalista e só não pode assinar matérias. E usa-se e abusa-se: os estagiários são chamados para trabalhar nos plantões de finais de semana e feriados.

Conselho absurdo

Algumas empresas de comunicação, inclusive no Norte do Paraná, usam as brechas da lei para contratarem estagiários de comunicação. Aliás, anos atrás soubemos que a Amepar – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema pretendia estruturar um núcleo de comunicação. Mas um secretária de Estado convenceu o presidente da entidade à época a buscar estagiários no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Um desserviço nãos omente ao profissional de comunicação, mas a toda a sociedade.

Vaga anunciada

Recentemente uma grande empresa privada de Cambé anunciou nos classificados de um jornal vaga para estagiário de comunicação. Realmente, é sombrio.

Um desconto

Ainda assim um desconto. O pior está nas empresas de comunicação que contratam pessoas que nada tem a ver com a comunicação e o jornalismo. Muito sombrio e preocupante.

Nenhum comentário: