segunda-feira, 5 de março de 2012

Preocupante. Nada ainda sobre a PEC do diploma

Estranho o silêncio em torno da votação em segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional 033/2009, que devolve a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Pelas informações divulgadas desde o final do ano passado, havia um acordo entre as entidades que lutam pelo diploma e os líderes partidários no Senado para que a votação ocorresse na semana após o carnaval.

De acordo com os procedimentos do Senado, a sessão deliberativa ocorreria no dia 29 de fevereiro, quarta-feira. A expectativa, portanto, era de que a PEC 033/2009 fosse incluída na pauta daquela sessão. Pelo resumo do Senado a matéria ficou de fora.

Infelizmente, era mais ou menos previsível que isso ocorresse devido a quantidade de outros projetos que dependiam de uma sessão ordinária deliberativa. Mesmo impacientes quanto à necessidade de garantir, passo a passo, a devolução da obrigatoriedade do diploma de jornalista, havia, enfim, uma espécie de compreensão e até segurança: demorando ou não a PEC seria aprovada no segundo turno.

O que cause estranheza agora é a falta de informações. Houve um novo acordo de data para a matéria entrar na pauta do Senado? Nem isso nós sabemos. Até este momento, 14h29 de segunda-feira, dia 5 de março de 2012, nada foi divulgado a respeito. Mais tempo para aqueles que não são jornalistas e querem obter o registro no Ministério do Trabalho serem contemplados. Mais preocupação para os profissionais que investiram no ensino superior para obter um diploma que, no momento, é apenas um pedaço de papel.

Ou estaríamos, todos os profissionais de jornalismo diplomados e registrados, sendo vítimas de uma manipulação? 

Nenhum comentário: