segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Os altos e baixos das capas de segunda-feira

As capas da segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012, estão de desanimar. Ainda assim a Gazeta do Povo, de um passado suspeito por causa da chapa branca que era escancarada em cada letra, ponto e vírgula, no parece mais consistente entre os impressos paranaenses mais expressivos.

A Gazeta traz manchete sobre o crescimento de casos de suspensão de carteiras de habilitação no Paraná. A capa chama para matéria na página 4 desta segunda. Abaixo da dobra há uma chamada em duas colunas, com título em duas linhas: “Deputados gastam menos, mas ganham mais verbas”.

A matéria, na página 13, trata dos gastos dos 54 deputados estaduais paranaenses em 2011, somente com a verba de ressarcimento. Aliás, são 54 deputados estaduais, mas a verba de ressarcimento vai para 56 parlamentares, porque uma lei estadual estende o benefício para os deputados que ocupam secretarias no Governo do Estado. É uma matéria que deveria ocupar a manchete de capa.

O Jornal de Londrina, apesar de uma circulação restrita, chama na capa, como manchete, matéria sobre a queda de rendimento de cotistas na Universidade Estadual de Londrina. São 14,58 pontos porcentuais entre 2005 e 2010 entre os estudantes de escolas públicas que ingressaram na UEL pelo sistema de cotas.

A equipe do JL não obteve da instituição de ensino superior uma explicação para essa queda de rendimento. O assunto, porém, merece ser mexido e cabe prosseguir com a pauta. É hora de alguém se explicar! Transformar o país na república dos benefícios e das cotas sem dar estrutura aos beneficiados e aos cotistas para se valerem desse excedente.

A edição da Folha de Londrina desta segunda-feira não merece comentários. Para não deixar em branco, basta mencionar que não dá para ser lido. 

Nenhum comentário: