quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CONFIRMADO: Fernanda Mazzini, chefe de redação da Folha, fala na segunda reunião preparatória

A linha editorial da Folha de Londrina será o tema da palestra-debate da segunda reunião preparatória ao 1º Fórum de Democratização da Informação de Cambé. O evento será realizado no dia 12 de agosto, uma sexta-feira, no Centro Cultural de Cambé, a partir das 19h30.
Quem vai falar sobre o assunto é a chefe de redação da Folha, Fernanda Mazzini, que assumiu o cargo no início deste ano. Ela é a sexta chefe de redação a partir da compra do jornal pelo empresário José Eduardo de Andrade Vieira.

O primeiro foi Nelson Merlin, que assumiu a direção de jornalismo da Folha logo após fechada a negociação entre Vieira e a família Macarini. Merlin veio de São Paulo e boa parte de sua carreira no jornalismo foi em O Estado de São Paulo. Na época, a pretensão era de fazer da Folha de Londrina uma publicação de importância nacional. Em um evento interno a direção da Folha chegou a mencionar o objetivo de transformar o jornal na terceira publicação do Mercosul.

Após Merlin assumiu a direção de jornalismo um prata da casa, o jornalista João Arruda. Ele foi substituído por Tereza Urban, que coordenava a Sucursal do Paraná de O Estado de São Paulo, em Curitiba. Na época foi extinto o cargo de diretor de jornalismo e Tereza foi a primeira chefe de redação da linha sucessória da Folha.

Foi no comando de Tereza Urban que a Folha sofreu novas mudanças editoriais e gráficas, pois o jornal teve que se adequar à sua situação econômica reduzindo alguns cadernos e o quadro de profissionais. Essas reformas foram preparadas por Tereza e implantadas pelo seu sucessor, Walter Ogama, também um prata da casa.

Na seqüência a chefia de redação foi ocupada por Oswaldo Petrin, que foi substituído por Fernanda Mazzini. A missão da nova chefe de redação é de resgatar a força editorial da Folha na região e no Estado.


Nenhum comentário: