segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fernanda Mazzini diz que a Folha quer mais espaço para o enfoque regional


O resgate da abordagem regional no meio impresso londrinense é uma possibilidade. O aceno foi feito pela chefe de redação da Folha de Londrina, Fernanda Mazzini, que participou da segunda reunião preparatória ao 1º Fórum de Democratização da Informação de Cambé, na noite de sexta-feira, dia 12 de agosto, no Centro Cultural.

Fernanda Mazzini trouxe exemplares do encarte Folha Norte Pioneiro, cujo projeto é recente e contempla municípios do Norte Velho, a partir de Assai. A circulação é restrita à área de abrangência e, na verdade, repete fórmula já tentada no passado pela própria Folha.

Já houve época em que o caderno Folha Cidades circulava com duas capas, uma para Londrina e outra para Curitiba. Na verdade, capa e contracapa vinham com logomarcas para cada cidade e na oficina eram invertidas na hora da impressão para cada cidade.

Cadernos próprios para Londrina e Maringá também foram experimentados no passado. A capa do jornal circulava alguns dias com quatro versões diferentes: Folha de Londrina, Folha do Paraná Curitiba, Folha do Paraná Noroeste e Folha do Paraná Oeste. Nessa fase, a editoria de capa do jornal chegou a ter 11 jornalistas entre editores, redatores e diagramador.

Fernanda Mazzini também conversou com os participantes da reunião sobre a atual constituição da redação da Folha de Londrina. Ela, que atua no jornalismo há cerca de seis anos e assumiu a chefia de redação há pouco mais de seis meses, disse que em determinadas situações o jornalismo da empresa percebe a ausência de profissionais experientes. Alguns casos de equívocos na produção das matérias jornalísticas foram debatidos.

A nova chefe de redação da Folha de Londrina substituiu no inicio deste ano Oswaldo Petrin. Ela é a sexta jornalista no comando da redação da Folha desde que o empresário José Eduardo de Andrade Vieira adquiriu o jornal. O primeiro foi Nelson Merlin, ex-Estadão, que foi substituído por João Arruda. Ambos ocuparam o cargo de diretor de jornalismo.

O cargo foi extinto após João Arruda, quando passou a vigorar a função de chefe de redação. A primeira jornalista a ocupar a chefia de redação foi Tereza Urban, ex-coordenadora do Estadão no Paraná. Ela foi substituída por Walter Ogama, um prata da casa, que foi substituído por Oswaldo Petrin, também veterano da Folha. Antes da compra do jornal por Andrade Vieira, a direção de jornalismo era ocupada por Walmor Macarini.

A organização da segunda preparatória destaca a presença das seguintes pessoas no evento: Lair Fiorello, César Cortez, Gisele Cabrera, Valquiria Romero, Fábio Bortoleto, Benê Filho, Tiago Gonzáles, Mateus Utiyama, Carlos Alberto Cavalli, Walter Ogama, Alceu Padilha e a dupla Paulinho e Laércio de Lima, que comanda programa de esporte amador em rádio. A jornalista Gisele Mendoça e a professora Liberaci Pascueto justificaram ausências.

Pessoas da iniciativa privada e do setor público que representam o segmento geradores de notícias foram convidadas para a segunda preparatória, mas não houve nenhuma participação desse grupo. Dos veículos de comunicação de Cambé convidados, estiveram presentes a Rádio Cidade – Jovem Pan, o Jornal de Cambé, o jornal Cambé de Fato, a Revista Impressa e a TV Cambé.

A foto é de Gisele Cabrera, que participou do evento e emprestou o seu conhecimento fotográfico aos organizadores.

Nenhum comentário: